terça-feira, 11 de outubro de 2011

Terra Nova - Roteiro Velho

Esse nem Spielberg consegue salvar. Terra Nova, o novo seriado da FOX é bem ruinzinho, apesar de toda a expectatviva e da campanha publicitária bacaninha, como o cataz ao lado. O velho Steven, desta vez como produtor executivo, retoma o tema dos dinossauros na história de uma família, os Shannon, que abandonam o poluído e desgastado ano de 2149 para voltar 85 milhões de ano no passado e colonizar a Terra no período cretáceo. A estratégia faz parte de um plano governamental para salvar a humanidade. 
O lance é que a história parece de gibi ruim. No futuro tenebroso, devido à superpopulação, as famílias só podem ter dois filhos, mas os Shannons tiveram a terceira rebenta. Descobertos, o papai Shannon - um policial - acaba agredindo os agentes da lei que o foram questionar e fica preso por dois. Aí, não só consegue escapar da prisão de segurança máxima, como invade o local onde está o portal do tempo e assim embarca com a família para o passado. É óbvio que vai gerar desconfiança do líder da comunidade no passado, interpretado por Stephen Lang (o militar ruim de Avatar) para depois cair em suas graças. E como toda aventura americana, é mais do ululantemente óbvio que existe um complô governamental-familiar no meio da história, já que existem os 'Sixers' (pessoal que veio na sexta leva de imigrantes do tempo e que tem planos próprios para sua estadia na pré-história, tornando-os os inimigos do pessoal de Terra Nova). Lembra dos "Outros" de Lost? Pois é.
Além da premissa ruim, a série não consegue engatar as histórias paralelas. Vemos, por exemplo, o filho dos Shannos desesperado de preocupação com medo que o pai não consiga atravessar o portal no futuro. Depois, o mesmo moleque se mostra com raiva do progenitor porque o cara foi preso e a família ficou abandonada por dois anos. No segundo capítulo a tensão não existe mais e você fica com cara de "como assim?".  O mesmo acontece nas questões da relação do patriarca com sua filha mais nova, em como funciona a colônia, nas estranhas marcações em uma cachoeira (mais um efeito Lost) etc.
Apesar de tudo isso, a série teve boa recepção de crítica nos EUA. Jornalistas que assistiram o piloto a consideraram muito promissora até terem a chance de ver o segundo episódio, uma bobagem sem tamanho sobre o ataque de mini ptedodáctilos. Segundo um critico, se fosse o 15o episódio da quarta temporada, seria OK, mas a série está no começo e fazer uma história tão sem graça e tão sem ação é um tiro no pé. De qualquer maneira é uma opção para quem quer jogar uma hora de sua vida fora, na frente da TV, sem precisar pensar em nada. Nem mesmo em se questionar no porquê de, no futuro, a humanidade ainda não pensar em fazer um pneu que não fura e não esvazia. Assista e saberá do que estou falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário