quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Descoberto o gene da bebedeira!



Essa deu no Telegraph de Londres: cientistas da Universidade da Carolina do Norte descobriram que aquela capacidade de você beber como um louco e ficar bem, enquanto sua namorada toma meio copo de cerveja e já quer subir na mesa e tirar a roupa pode ser genético. Um gene, o CYP2E1, regula o código para se produzir enzimas que sejam capazes de quebrar as moléculas do álcool. O interessante é que de 10% a 20% da população pode ter uma variante desse gene que as fazem ficar embebedadas mais facilmente.

Os estudiosos investigaram 237 estudantes e seus irmãoos, que possuem pais alcoóltatras mas não eles mesmos não são dependentes de bebidas e se detiveram sobre uma região de extremidade do cromossomo 10 onde o gene CYP2E1 reside. A resposta dos participantes ao beber foi ligada então à sua constituição genética. Os estudantes receberam uma mistura de álcool e refrigerantes, que era equivalente a cerca de três doses médias de bebidas alcoólicas e, em intervalos regulares, eram perguntados se se sentiam bêbados, sóbrios, com sono ou acordado.

O CYP2E1 ficou bem surpreso com a descoberta
Assim, acabaram verificando que o gene protege a pessoa do alcoolismo e tem um efeito enorme sobre seu comportamento. O efeito do CYP2E1 é sobre a sobriedade é provavelmente devido ao fato de que ele não é ativo no fígado, mas o cérebro. Ele gera moléculas destrutivas chamados radicais livres, que podem danificar estruturas sensíveis, como as células do cérebro.

O estudo foi publicado no periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research. Agora você sabe que não adianta chamar sua namorada (ou namorado) de fraco. O segredo está nos genes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário